Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Ato de ler



Para melhor se compreender uma leitura, deve-se buscar a conhecer os fatos e realidades do mundo. Todo aprendizado que se obtenha dos fatos reais e vividos, pode tornar mais fácil a compreensão de uma leitura. A educação age como um ato libertador em que aspecto? À medida que o leitor conhece novos mundos através da leitura, isso acaba configurando na mente do leitor novas ideias e conhecimentos que o faz transcender para um novo ideal de vida: com novos sonhos e perspectivas futuras. Com isso, o leitor se propõe a construir uma nova história, planejada e sonhada. 

Algo que é de suma importância para a compreensão do texto lido é estar a par do contexto em que a obra foi escrita. Por isso é importante que se leia sobre os diversos assuntos existentes, assim como apreender toda a vivência, pois neste aspecto a leitura do mundo também é de suma importância como base do contexto para o entendimento da leitura. A pesquisa também entra como aspecto importantíssimo para a compreensão do ambiente e do conhecimento que nos interessa. 

É importante saber que o conhecimento passa também pela esfera política. Principalmente os conteúdos que vem agregados aos livros do ensino médio e básico. Isso porque toda a estrutura desse conhecimento passa pelo crivo do estado, com isso, o conhecimento não deixa de ser uma organização estatal. Dessa forma o conhecimento fica vinculado a interesses meramente políticos, formando pensamentos e ideias para fins da classe política. 

A educação é uma partilha de saberes, pois quem educa sempre aprende e quem é educado aprende também. Para ensinar tem-se que pesquisar novos conteúdo sempre em busca de novidades, pois as informações estão sempre atualizando, por isso quem ensina deve estar pronto a aprender. Outra forma do educador aprender é por meio das experiências de vida do educando, pois este sempre tem algo novo a passar para quem ensina. Isso torna-se uma forma de compartilhar informações entre alunos e professores. 

O ato de ler não está ligado somente a uma relação com os livros, mas com todo o ato e ação do ser humano. Isso significa que, observar o mundo e seus fatos é tão importante quanto ler um livro. Aliás, a uma ligação perfeita para uma boa compreensão da leitura de um livro: os fatos escritos no mundo e os fatos escritos nas folhas de papel. O que se pode concluir que, quanto mais observador dos atos humanos, melhor leitor será. 

O entendimento do que se ler torna a leitura agradável, pois quando lemos algo que compreendemos, a leitura se torna muito satisfatória, pois neste caso, está havendo uma interação entre o leitor e a leitura, ou seja, há um diálogo. O oposto acontece quando se ler uma obra que não se entende, ela se torna monótona e chata, pois não há um diálogo entre o leitor e a obra. As diversas formas de leituras existentes são diversas: a escrita, o som, o gesto, a imagem, os acontecimentos. 

Enfim, à medida que lemos, e a leitura nos aponta uma reflexão antecipada ou mesmo nos mostra o fim a onde o escritor quer chegar, essa forma de leitura nos faz de fato mergulhar mais fundo no tema estudado e nos insere mais profundamente no contexto da leitura. Essa forma é considerada mais reflexiva e isso se torna mais possível à medida que temos mais conhecimento do assunto a que estamos lendo. Ou o mesmo pode acontecer por meio de uma reflexão anterior e não satisfeita, a mente nos propicia a facilidade de refletir sobre um tema antes debruçado.

Postar um comentário

0 Comentários